quinta-feira, 30 de abril de 2009

Lisboa-Algarve 350kms em off-road


A preparação para a SCORE Baja 500 continua e amanhã é dia de treino com a moto.
O objectivo é a ligação Lisboa-Algarve feita inteiramente por caminhos de terra. Para tal, o GPS é uma ajuda fundamental, com o percurso previamente identificado evita-se o alcatrão.
O percurso inicia-se na Ponte Vasco da Gama, passando pelo Pinhal Novo, Alcácer do Sal, Ermidas do Sado, Barragem de Santa Clara, S. Bartolomeu de Messines e, finalmente, Albufeira. Esperemos que ainda a tempo de um mergulho na praia!

domingo, 26 de abril de 2009

A preparação já começou - Baja Terras d'el Rei

Com o objectivo de preparar a ida à Baja Califórnia, participei há 1 semana na Baja Terras d’el Rei, no Algarve.

A moto escolhida foi a Honda XR650R “the king of baja” muito semelhante à que utilizarei no México. É uma moto perfeita para as grandes áreas da Baja Califórnia mas pouco adaptada à serra algarvia devido ao seu grande peso, pelo que, sem surpresas, toda a concorrência se apresentou com motos bastante mais ágeis.

Infelizmente um problema mecânico condicionou toda a prova, pois logo no início a caixa de velocidades cedeu ficando sem 3ª e 5º velocidade. Com enorme esforço físico, foi possível terminar os 350kms dos 2 sectores selectivos de Sábado.

Ainda assim, tratou-se de um óptimo treino para as duras condições a enfrentar em Junho.

A estreia na Baja

No início do ano percorri durante uma semana os trilhos da Baja Califórnia. Surpreendentemente, encontrei muito mais do que um deserto, havendo zonas montanhosas com bastante vegetação, além das magníficas praias do pacífico.
É, no entanto, um terreno bastante diferente daquele que conhecia e que obriga a outro estilo de condução, conforme foi explicado pelo campeão Johnny Campbell. Tive ainda a oportunidade de conhecer os detalhes das Score Baja, definitivamente um tipo de competição bem diferente das que conhecemos deste lado do Atlântico, com regras e truques bem próprios.

Fiquei então com a certeza que competir neste local seria o próximo objectivo a conquistar.







A experiência no Dakar

Depois de vários anos a acompanhar o Bernardo Villar em terreno africano, a partir de 2006 o Lisboa-Dakar deu-me a oportunidade de participar como moto Zero nas etapas nacionais, ou seja, fazendo todo o percurso depois dos pilotos das motos avisando que estava iminente a passagem dos pilotos dos carros e garantindo que não havia problemas na pista.

Mesmo sem o cariz desportivo, este contacto com toda a caravana da prova deu-me uma grande vontade de participar numa grande prova de todo-o-terreno mundial.



A tradição do Portalegre


A Baja 500 Portalegre é a prova mais importante do todo-o-terreno nacional. Criada há mais de 20 anos por José Megre, é aguardada todos os anos pelos pilotos, é a festa do TT.
Tal como para muitos, era a única prova nacional que sempre me interessou, e participei em várias edições. Gosto especialmente do seu modelo, único em Portugal, em que todo o percurso de várias centenas de quilómetros (varia de ano para ano) é percorrido em linha numa só etapa, sem repetições do percurso nem paragens do cronómetro. Tal como na Score Baja Califórnia!





Um pé em África


A paixão pelo Off-Road


Após um intervalo de 6 anos sem andar de moto decidi comprar uma aos 25 anos, foi aí que o Off-Road passou a ser o meu Hobbie. Comecei pelos caminhos de Cascais até à Ericeira, as idas a Benavente e Montargil, os passeios no Alentejo, os Transportugais (o melhor programa), os Portalegres, as idas a Marrocos, as férias onde tentava sempre arranjar maneira de andar de moto, os moto zero das provas, e neste momento com 35 anos vou concretizar o sonho de participar numa grande prova internacional de Off-Road, a 41º Baja 500 Califórnia.



As primeiras motos




Quando tive a primeira moto, foi um sonho de qualquer adolescente, onde muitas vezes os estudos e as aulas eram trocados por tardes no Cross da Marinha, idas ao Guincho ou "serradas" em Sintra.
Até aos 19 anos o "unico" meio de transporte que conhecia era a moto, experimentei todo o tipo de trail, estrada ou motocross.

A escola do BMX

Os anos em que andei de BMX, onde cheguei a participar nas provas de Troia, deram-me uma base muito forte para andar de moto.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Tecate Score Baja - a capital do off-road











Baja California é sinónimo de off-road. Desde 1967 que os mais variados tipos de veículos competem nas diversas provas organizadas pela SCORE International, desafiando o deserto e seus perigos. Motas, quads, buggies e trucks (as excêntricas pick-ups americanas com cerca de 1000cv de potência).

A próxima prova é a 41º Tecate SCORE Baja 500, entre 5 e 7 de Julho. São cerca de 500 milhas / 800 kms percorridos numa só etapa, apenas com paragens para reabastecimento e troca de pilotos. Estes vêm de vários estados dos EUA, México, Canada, mas também Alemanha, França, Itália, África do Sul, Austrália, Japão, etc.

Em 40 anos nunca nenhum Português se aventurou nesta prova única. É esta conquista que Miguel Caetano se propõe realizar.
Desafiamo-lo a acompanhar aqui esta aventura, durante os próximos 2 meses.