terça-feira, 23 de junho de 2009

Score ainda não divulgou classificação oficial

A 41th Tecate Baja Score 500 ficará na história, pela primeira vez a Score aplica severas penalizações que estão a baralhar tudo e todos. E tudo feito a conta-gotas, mais de 2 semanas depois da prova ainda há resultados oficiais por divulgar, incluíndo a classe 30.

Os vencedores “não oficiais” das principais classes foram remetidos para o final da tabela e mais de 80% das equipas que já conhecem a sua classificação oficial têm penalizações.

Para quem está habituado às competições na Europa constata que a Baja tem um regulamento muito simples. No entanto, a principal lacuna parece que tem sido a falta de controlo do seu cumprimento e consequente ausência de penalizações.

As penalizações aplicada são basicamente duas:

1) Excesso de velocidade na “highway” - o percurso inclui algumas secções em alcatrão, misturados com o trânsito habitual, e que tradicionalmente eram percorridos em velocidades alucinantes. Por questões de segurança, há uns anos atrás limitou-se a velocidade a 60mph - 100 km/h e instalou-se gps em todos os veículos para registar a velocidade. No entanto, só agora é que se aplicou penalizações a quem excendeu a velocidade, tendo a Score avisado previamente que o ia fazer. Um pequeno descuido e a penalização é severa: 30” por cada milha em excesso cada vez que o aparelho registou excesso. Ou seja, uma única vez a 62 mph e uma penalização de 1 minuto

2) Course deviaton – há muitos anos que havia acusações de que alguns pilotos cortavam caminho. Em Março, na Baja Score San Felipe 250, Robby Gordon não passou na zona do percurso onde estava uma conhecida equipa de assistência, marcas no terreno mostraram que tinha cortado caminho mas a Score não o penalizou. E parece que agora quer redimir-se. No entanto, não o faz através de controlos de passagem no terreno mas sim com o registo do track no gps, penalizando as chamadas “creative lines”, uma prática comum na Baja. São linhas alternativas próximas do percurso principal que os pilotos identificam no pre-run e destinadas a evitar zonas de piso mais degradado ou para ultrapassar pilotos mais lentos. E com o uso muitas vezes já não se distingue qual é o caminho principal. Pode-se eventualmente ganhar algunas segundos mas nunca largos minutos como ao cortar caminho. E a Score não avisou que ia penalizar esta prática, o que está a causar grande polémica.


Sátira às acusações de Robby Gordon não ter percorrido parte do percurso da Baja San Felipe 250


Classificação não-oficial publicada na noite da prova


Classificação oficial da classe 22, onde tradicionalmente estão os vencedores à geral. Adrian Butler, do team BajaBound, é o único não penalizado.




No dia seguinte, na cerimónia dos prémios o vencedor não oficial, Kendall Norman, não imaginava o pesadelo dos dias seguintes, ao passar de 1º para 8º.

Sem comentários:

Enviar um comentário