O interesse pela KTM na Baja é recente, já depois dos sucessos no Dakar e muito por influência do Red Bull USA Dakar Team, em que os seus pilotos norte-americanos utilizam a Baja 1000 em Novembro como preparação para o Dakar que decorre 2 meses depois.
Em 2003 participaram com a grande KTM 950 Rally twin, chegando ao final no 11º lugar. Com um velocidade de ponta de 200 km/h, tiveram o azar de neste ano o percurso ser dos mais sinuosos da sua história, com a velocidade média dos mais rápidos a baixar 15 km/h.
Em 2004 os pilotos Andy Grider e Chris Blais continuaram a sua preparação para o Dakar, com um 2º lugar na Baja 1000. Em 2005 Chris Blais leva a KTM LC4 620 Rally ao 4º lugar da geral fazendo todos os 1140 quilometros da prova a solo – IronMan.
Em 2007 o investimento foi mais sério, com o desenvolvimento do modelo pré-produção KTM 690 Baja, que utilizando o motor LC4 da moto do Dakar tinha um chassis completamente novo e adaptado a esta prova. O Francês Cyril Despres, vencedor do Dakar, juntou-se aos norte-americanos para tentar finalmente destronar a Honda. Começaram bem com uma vitória na Baja 250 San Filipe, mas seguidos de um 2º lugar na Baja 500 e um 3º na Baja 1000.
No final Despres dizia: “Agora entendo porque esta corrida é uma lenda. As longas distâncias, a atmosfera, o cenário espectacular, a condução à noite, o espírito de equipa... é um evento único.”.
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