quarta-feira, 20 de maio de 2009
Europa à conquista da Baja Califórnia – Erik Carlsson e o Saab 96
A Baja atrai pilotos de todo o continente Americano, não apenas do todo-o-terreno mas também da velocidade, além de muitos actores de Hollywood.
E desde os primeiros anos que pilotos e marcas da Europa também tentam alcançar bons resultados na Baja Score, após obterem sucesso no resto do mundo. Claro que as marcas sabem da importância do mercado americano e o seu potencial de vendas.
Mas as diferenças do terreno, das regras e dos veículos têm afastado os Europeus das vitórias à geral.
Em 1969 o piloto de rallys Erik Carlsson e a sua mulher Pat Moss Carlsson (irmã de Stirling Moss) desafiaram a Baja e elevaram bem alto o nome da Suécia. No pequeno Saab 96 V4 conquistaram um brilhante 3º lugar, feito aproveitado pela marca para acções de marketing.
Para a baja, o Saab de rallys foi adaptado com pneus mais largos para a areia, amortecedores reforçados, um depósito de combustível gigante, um depósito de água para beberem no deserto e um curioso escape pelo tejadilho para estar protegido do terreno traiçoeiro da Baja.
Nos anos 50 e 60 Carlsson já tinha dado notoriedade à Saab com várias vitórias no Mundial de Rallys. Com um motor a 2 tempos pouco potente, desenvolveu a famosa técnica do “pé esquerdo”, travando com este pé e acelerando ao mesmo tempo com o pé direito para manter a rotação do motor em alta.
Com um 4º lugar na Baja de 1970, Erik Carlsson abandonou a competição mas não a Saab, mantendo-se na figura de “embaixador” da marca, sendo conhecido por Mr. Saab.
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