quarta-feira, 27 de maio de 2009

Lendas da Baja – os totalistas



Por incrível que pareça, há 2 pilotos que participaram em todas as Baja 1000 desde 1967. Rod Hall de carro e Ron Bishop sempre de mota.
Rod Hall venceu a Baja 1000 em 1969 com um Ford Bronco e até hoje, em mais de 40 anos é a única vitória à geral na Baja de um veículo de 4 rodas motrizes, o que é espantoso numa prova de todo-o-terreno e demonstra como neste lugar tudo é diferente.
Desde 1993 que Rod Hall compete com Hummers na Full-Stock Production Class, os veículos mais próximos de série. Em 1996 levou o gigante H1 ao Dakar, um veículo de série (ao contrário do de Robby Gordon), lento e pesado mas chegou ao final.
Actualmente faz equipa com os seus 2 filhos com 3 Hummers (H2 e H3), com a particularidade de cada um se inscrever na mesma prova como piloto nos 3 carros, o que faz com que vão alternando a condução de cada carro durante a prova e conforme as necessidades.
Rod Hall é o piloto com mais vitórias à classe na Baja e está longe de parar.









Ron Bishop é outra lenda da Baja. Foi piloto oficial Kawasaki e competiu nos International Six-Day Trials, actuais ISDE (expoente máximo do enduro mundial que este ano será na Figueira da Foz, em Setembro). Mas foi na Baja que fez história ao participar consecutivamente desde 1967, com um 2º lugar em 1972.
A velocidade média na prova duplicou em 40 anos mas isso não o assusta. Inclusivamente, em 2006 participou na rápida BMW HP2 de Tim Morton e Jimmy Lewis.






Sem comentários:

Enviar um comentário