![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgKLQLTVebncClhK4xnAFoCctgEPkY7CRT4qQ_CfaPwiPp_Z8kAYmXake44gs7ige2ivI5tjjoA57Rlg8QehOEawtDaGkNLJwO9YcTv4fosGDbOuvoaSOjfejJqkXoUXUeDkHbR1cwbG8j2/s400/Mark_Anderson_IMG_1205_x800.jpg)
Na Baja competem carros, motas e quads em diferentes classes e muito variados. Mas há uns ainda mais exóticos.
Os side-cars despertam a atenção por onde passam, como é o caso da equipa que construiu em casa um gigante sidecar com motor Harley-Davidson V-Rod, para competir na Baja, em Pikes Peak e no Lisboa Dakar 2006.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOUbQJhyunQ5cZXPmSl-IEfsCoKYdSSCIpjwUFidLKucLZ2MjaHjGHwTXVBfZXbUJb4P2lBywOfUBrve0lX6HiGZGtSQv5Y9BbDY4ZuSEuX4lmEsqgGWIhYWNm8gc23l5XcUXTKiVderI0/s400/424329602_QQGiw-M.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhxCEfNX5mozbt0R4z8XVgglvnDIyyXH-SpcCLglrhPfDZfZNyF5QtdX8HDtggtZVh5gDFhHVC-ShZeP3QFsZbD1q8YgFzXLRC4N4NfT2xttQkzawP85NdnXbfPl3yWNREwYq1W4-hlr-Ea/s400/423796159_WY2Cd-L.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgJhdMf2U_4Cis9vt8j6b0ej1LRHXInyYwPZAYY4G0VhQH_QEUeiAs1ZEYjmorNDjMBxsd-Ne0eLe4ASDGPWtqDDh3lmItdd8-qUvZJn2WgnvvL3-aTI_yI-L6Dn5o1mmdxmuhkWPn6wmCI/s400/atc1.jpg)
Na década de 80 a Honda criou o ATC – All Terrain Cycle – mais conhecido por Moto3, para quem tinha receio de se equilibrar em 2 rodas, e percursores do bem sucedidos Moto4/quads. Eram lentos mas perigosos, desconfortáveis pois não tinham suspensões... ainda assim fazem parte da história da Baja.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiJIoxNcGqv6FD_jPBxGwk-5ZFFoovaFQQIHlpsnJt47qs-spw_gPp-oPwaWuYPkHgEQFdi5BTvHgiQ3oJegZACkD4PjVnbxiIVVmMoWNh79cqW-kR_hyphenhypheneJ-AWj5Alr6xgam6krE4At4w0D/s400/ATC.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh3fgzFWa6PLkKm1tHSKl8StBmIfXOGoLgq5gaMUuKn2XaQdGckaoUY0V3qom4M-PvHsZv7SeDoKe-ZxPf7dBicdex0NoJtlUFNkVdxYRhg8z-A2rU5s8NQe8Q4I1UBYZAbf4J1N1dinA4w/s400/Jackson1.jpg)
Mas a história mais bizarra é certamente a da roulote de campismo (!) que competiu na Baja 500 em 1971. O importador de uma marca de roulotes queria demonstrar a sua resistência e durabilidade e decidiu atrelar uma num Ford Bronco a apresentou-se nas verificações em Ensenada.
A organização, incrédula, aceitou a inscrição e lá partiram, depois de fazer o habitual pre-run. Pelo caminho encontraram muitos furos, que obrigaram a andar sem pneu só com a jante, problemas de aquecimento no carro pelo esforço extra nas zonas sinuosas, dificuldade em explicar nas zonas de assistência que estavam em prova.
E chegaram ao final 26 horas e 2 minutos depois (bem abaixo do limite de 30 horas) e longe de serem os últimos.
Para a marca foi uma excelente acção de marketing, tentaram repetir mas a orgnização não voltou a autorizar.
Tinhas dito e eu levava uma roulotte.
ResponderEliminarUm grande abraço e boa viagem.
Aos nossos amigos que a esta hora vão no "pássaro de fero", uma bom desacanso no dia de chegada a terras do tio sam... ti velosa recomenda KARGA!...
ResponderEliminarOs manos "Baja" já se encontram em NY, esperam avião para San Diego... Provavelvemnte os concorrentes com a maior "ligação" para começar a Baja 500. Abraços
ResponderEliminarSão 5h00 e 23 horas depois chegámos a San Diego, mas preferimos o hotel à roulotte
ResponderEliminar