segunda-feira, 18 de maio de 2009

Os primeiros anos da Baja



A primeira vez que se correu na Baja California foi em 1962. Com o objectivo de se comprovar a fiabilidade da nova mota Honda CL72 Scrambler 250cc, 2 pilotos percorreram a Baja de ponta a ponta. Partindo de Tijuana a primeira moto chegou a La Paz após 39h56 e 1.533,2 km, conquistando fama e respeito para a Baja e a Honda. Como não havia cronometragem oficial, os pilotos registaram a partida e chegada nas estações de telegrafos das 2 cidades.


Em 1967, Bruce Meyers quis promover os seus buggys construídos em fibra a partir dos VW carocha e desafiou quebrar o recorde da Honda, ligando La Paz a Tijuana (sentido inverso) em 34h45, conseguindo a fama com o título nos jornais “Buggy vence moto na Baja”. Nos meses seguintes, a Baja foi invadida por aventureiros a tentar bater o recorde.


Até que no dia 1 de Novembro, a National Off-road Racing Association - NORRA realizou a primeira corrida oficial a ligar Tijuana a La Paz, com o nome de “Mexican 1000 Rally". O primeiro carro foi o de Ted Mangels e Vic Wilson, um Buggy Meyers Manx. A primeira moto foi a Husqvarna de JN Roberts e Malcolm Smith, o célebre piloto fundador dos equipamentos MSR, vencedor de 8 medalhas de ouro nos ISDE International Six Days Enduro, participante no Dakar. Malcolm Smith repetiu várias vitórias na Baja 1000 e 500, em moto e carro.




No entanto, diz-se que nessa primeira edição John Barnes chegou ao último checkpoint 40 minutos antes de Malcolm Smith mas o checkpoint estava fechado, com os elementos da organização a tomar o pequeno-almoço (!!!). Esteve 40 minutos à espera, sendo ultrapassado por Malcolm Smith e perdendo um vitória quase certa, que mudaria a história da Baja. Mas são destes contratempos que o desporto é feito.


1974 foi o único ano em que não se realizaram provas na Baja, devido à crise petrolifera. No ano seguinte a organização passou para a Short Course Off-Road Enterprises - Score International, tendo como presidente Sal Fish, um ícon do off-road americano e o principal responsável pela projecção e reconhecimento que estes eventos têm actualmente, com 5 provas por ano a constituir o SCORE Desert Racing Series: Tecate SCORE Baja 500, Laughlin Desert Challenge, Tecate SCORE San Felipe 250, SCORE Terrible's Primm 300 e Tecate SCORE Baja 1000
















1 comentário:

  1. en unas de las fotos sale mi abuelo que en paz descanse su nombre Tomas Villa, es la del carro con el numero 4,

    ResponderEliminar